Ciencia descobre nova cor chamada “olo”
Cientistas descobrem nova cor chamada "olo", essa cor pode transformar a ciencia e áreas como design grafico, artes visuais. A “olo” só se revela quando os cones M da retina são estimulados de forma isolada por feixes de laser
kaua
4/25/2025
Uma cor nunca antes vista
Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma nova tonalidade, batizada de “olo”, que pode representar uma expansão no espectro das cores perceptíveis pelo ser humano. O estudo foi publicado na revista Science Advances e já está chamando a atenção de diversas áreas.
Como a cor foi descoberta
A “olo” só se revela quando os cones M da retina são estimulados de forma isolada por feixes de laser. Isso significa que ela não pode ser vista em nenhum lugar comum, nem reproduzida em telas ou tintas convencionais.
Por que o nome é “olo”?
O nome faz referência ao código binário 010, simbolizando a ativação única dos cones M no experimento. É uma tentativa de representar algo novo até no nome — já que a cor não pertence ao sistema RGB ou CMYK.
Impactos para ciência e tecnologia
Se confirmada como uma cor independente, a “olo” pode abrir portas para avanços na tecnologia de displays, arte digital, neurociência e até no design visual. Isso porque ampliaria o próprio conceito de representação visual que usamos hoje.
Ainda é cedo para certezas
Apesar da empolgação, os cientistas afirmam que ainda não podem garantir se se trata realmente de uma cor nova ou apenas de uma variação extremamente saturada do verde. Mais testes ainda estão sendo feitos.
Um novo olhar para o invisível
A descoberta mostra como a ciência e a tecnologia continuam expandindo os limites da nossa percepção. Talvez existam mais cores por aí que só precisamos aprender a enxergar.
Inovação
Artigos sobre inteligência artificial e tecnologia moderna.
Contato
Finanças
GamerlisticoOficial@gmail.com
+55 11 99100-7667
© 2025. All rights reserved.